Pode e deve ter, sim. Mais do que comida vegana, ela deve ser inclusiva, pois num mundo onde há veganos, vegetarianos, há também celíacos, intolerantes e alérgicos e já pensou essas pessoas numa festa com comidas ditas "normais"? Elas ficam com fome ou então nem são convidadas, são excluídas.
Mais do que modinha, cada um faz a sua escolha e vive com suas limitações e porquê não dizer suas vidas?! - Infelizmente o que vemos em nosso cotidiano é totalmente o contrário, vemos em festas e eventos sociais comidas que nunca atendem a essas pessoas que a cada dia aumenta mais o número.
A maioria das empresas de buffets não pensa em oferecer em seu cardápio essas opções (veganas, vegetarianas, sem glúten, sem lactose, sem ovo) e por sua vez, os clientes também não se preocupam se entre seus convidados existem pessoas que consomem uma alimentação mais saudável para elas, seja por conta da saúde ou por estilo de vida. Quando chegamos em algum local desse a única opção que temos é água ou no máximo, suco(ainda bem) que tem, porque a maioria das vezes é refrigerante.
Eu, por exemplo, para não ficar a noite inteira com fome, já faço um lanche antes de sair de casa. Uma outra coisa que acontece e é muito interessante, quando você chega em um evento que tem opções para essas pessoas, a quantidade é pouca, levando-se em conta que são poucas as pessoas que comem esse tipo de comida, entretanto, as outras pessoas que não são adeptas a essas opções, acabam comendo e bastante, o que dificulta o acesso para quem de fato foi destinado esses alimentos.
Falta muita conscientização por parte de cada um. Aqui no mercado de Salvador já existe algumas empresas preocupadas com esse público. Ontem, para comemorar o niver de momô, Claudio Stering, eu e alguns amigos, um deles celíaco, resolvemos encomendar algumas guloseimas(pastel de forno de shitake, quiche de tomate seco, espinafre com castanha, coxinha de jaca com tofupiry e pãozinho de queijo com essas empresas, que são: Veganas Baianas e Santa Gula sem Glúten. Tudo muito gostoso, saboroso e com preço em conta, pois muitas pessoas acabam achando que um bufet desse tipo sai muito caro e não é verdade. Ainda tivemos canapés feitos com biscoito de arroz uma torta nega maluca versão vegana feita pela nossa amiga Lilian Mara, maravilhosa e pipoca, feita pelo nosso amigo, Mauricio Oliveira.
Quando formos planejar algum evento, seja ele um simples almoço com alguns amigos ou uma grande festa de casamento, vamos lembrar que todos são especiais e merecem a mesma atenção, pois tenha certeza que, quando elas sairem dali, vão se sentir mais felizes do que quando chegaram, pois perceberam a demonstração de atenção e carinho que tivemos com elas. Fora isso, nossos momentos foram mais que agradáveis. Amizade que ficará para eternidade.
Deixe também aqui o seu comentário sobre esse assunto, contando como você sobrevive em eventos sociais não veganos e/ou vegetarianos, queremos saber de sua história.