Muita gente não gosta dela e ainda dizem que os vegetarianos e os veganos só comem isso, 😏o que não é verdade. A soja tem vários benefícios, é claro que a indústria alimentícia, principalmente os pecuaristas, utilizam seus grãos para alimentar os seus gados e preferem as transgênicas (GMO) A genetically modified organism (GMO) is any organism whose genetic material has been altered using genetic engineering techniques (i.e., a genetically engineered organism). GMOs are used to produce many medications andgenetically modified foods and are widely used in scientific research and the production of other goods. OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados,organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc. Os OGMs possuem alteração em trecho(s) dogenoma realizadas através da tecnologia do RNA[1]/DNA recombinante ou engenharia genética. (Wikipédia). Para eles (pecuaristas) é a melhor alternativa, porem para nós e para os animais, não mesmo. Enfim... Você pode encontrar a soja não transgênica em alguns lugares, existem empresas sérias que trabalham com soja e que estão no mercado há muito tempo, como por exemplo: A sora e Superbom. Vocês podem procurar na internet e ligar para o Sac das duas para buscar maiores informações. A soja tem inúmeros benefícios, claro que, como tudo na vida o seu uso deve ser com equilíbrio. Protege o pulmão, melhora o trato intestinal, previne o câncer de mama, reduz o colesterol, protege a saúde dos ossos, etc. Saliento que não iria aqui falar muito sobre a soja, mesmo porque não sou nenhuma especialista, nem catedrática no assunto.
Mas vamos ao strogonoff:
Bife vegetal (soja)
1 cebola grande cortada em pedacinhos
1 maço de coentro
250g de molho de tomate
150 champignon
250ml leite de coco (eu prefiro do coco mesmo) você pode comprar ele ralado e deixar no congelador por até 3 meses e usar sempre que precisar.
azeitona
milho verde
cúrcuma
O modo de fazer é sempre fácil corta a cebola bem picadinha com azeite e alho, coentro bem picadinho e sal. Reserve.
Enquanto isso corta bem cortadinho o bife vegetal e mistura o tempero reservado, liga novamente o fogo e acrescenta o molho de tomate e deixa no fogo por +/- 2 minutos. Acrescenta em seguida o champignon, o milho e a azeitona e deixa por mais uns dois minutos e por último eu acrescento o leite de coco. Deixa mais um pouquinho no fogo até ferver. Bon appétit!!!! Esta receita é da minha querida amiga Cleide Liessi - Cleidinha.
Serve de 4 a 6 pessoas.