terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Cozido Vegano


Ele é vegano porque é feito somente com verduras, no mais, é igual a todo cozido de mãe que é feito aos sábados ou aos domingos como comidinha especial. Eu gostei particularmente desse porque o modo de fazer é diferente dos cozidos feitos com carne, onde o gosto efetivamente do cozido fica concentrado nas carnes, né???? Então vamos lá para a receita. Como eu nunca tinha feito um antes, resolvi procurar no meu "caderno" de receitas😂😂 . Encontrei a receita no site: cantinho vegetariano, lá tem muitas receitas legais e fáceis de fazer.


3 tomates médios
1 cebola média ou grande
2 dentes de alho (eu coloquei 3)
1 pimentão vermelho grande picado (não precisa ser bem picadinho não, pois vai no liquidificador)
1/ 2maço de coentro
1/2 de repolho roxo
10 vagens
10 quiabos
6 folhas de couve
3 bananas da terra
1 chuchu
2 batatas do reino
3 batatas doce
1 cenoura grande
1 pedaço de abóbora
4 maxixes
2 jilós
Salsicha vegetal defumada (opcional)
azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto
Primeiro faça o tempero. Lave os tomates, retire os caroços e pique grosseiramente. Bata no liqüidificador o tomate, a cebola, o alho, o pimentão, o coentro, o sal e a pimenta-do-reino junto com um pouco de azeite de oliva até ficar homogêneo. Reserve.

Lave o repolho, corte em 4 gomos preservando a parte inferior para as folhas não se destacarem. Lave e retire as pontas das vagens e dos quiabos. Lave as folhas de couve e coloque junto na panela. Lave as bananas, descasque, retire as pontas e corte-as em 3 pedaços.

Aqueça o azeite numa panela grande e junte o tempero batido. Refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Adicione os legumes, as folhas, a banana e 1,5 litro de água. Cozinhe por 1 hora, ou até os legumes ficarem macios, mas firmes. Acerte o sal, retire os legumes, as folhas e a banana com uma escumadeira e coloque numa travessa grande. Mantenha a panela no fogo e adicione, aos poucos, e sem parar de mexer, a farinha de mandioca. Cozinhe até obter um mingau grosso. Acerte o sal e retire do fogo.
Dicas:
*A receita original pede para coar o tempero, porém o segredo para o caldo ficar saboroso é exatamente não coar, foi o que eu fiz.
* Você também pode acrescentar outros legumes se quiser, eu não coloquei mais porque a minha panela não é grande.😏
* Se você quiser colocar salsicha vegetal para incrementar, 👍fique à vontade, é uma boa pedida. Eu não coloquei porque não tinha em casa😏e nesse período de carnaval tudo fica fechado.😡
* É importante deixar o caldo esfriar um pouco para não embolotar o pirão, pois embolota mesmo. A quantidade da farinha é a critério, o ideal é ficar molinho e bon appétit!!!









sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Overnight Oats







E o café de amanha de manhã já está pronto na geladeira. Resolvi fazer um overnight oats, tirei essa receita do instagram foodfor40. Lá tem muitas receitinhas maravilhosas também, a maioria vegana e vegetariana. Esse café da manhã é muito bom e super nutritivo, ele é feito com aveia, chia, blueberry, gojiberry e leite vegetal ou iogurte vegetal.

Você utiliza 2 cs de aveia em flocos finos, 1cs de chia, uma quantidade de gojiberry e outra de blueberry e deixa dentro da geladeira dentro de um recipiente que pode ser um copo tampado e toma na manhã seguinte.

Os benefícios do Blueberry/mirtilo: 

Combate o envelhecimento precoce – Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças;
Ação anti-inflamatória e proteção celular –  O mirtilo tem ação de proteção celular e anti-inflamatória, conferindo benefícios ao metabolismo no combate às doenças associadas à obesidade;
Ação anticâncer – O mirtilo contêm ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas;
Saúde Cardiovascular – Pesquisas indicam que o consumo regular de mirtilos pode diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres;
Regulação da glicemia – O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose;
Bom para memória e Coordenação Motora – O mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, e por ação do envelhecimento;
Visão – Diversos estudos documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com a melhora da visão noturna e redução da “vista cansada”. Isto torna a fruta uma excelente indicação para aqueles passam muito tempo em frente ao computador.

Gojiberry:
O Gojiberry é utilizada não só como alimento e remédio na China, mas também em outros países asiáticos, como Coréia, Japão e Vietnã. A planta inteira, incluindo os frutos, folhas, raízes, casca da raiz e têm sido utilizados para fins medicinais. Na medicina tradicional, o Gojiberry foi usada para curar doenças do fígado, infertilidade, dor abdominal, tosse seca, fadiga e dores de cabeça.
Esta fruta seca, que é como eu compro aqui, normalmente em lojas de comidas naturais. Contém calorias, carboidratos, gordura, fibra alimentar, açúcar e proteína. As vitaminas e minerais encontrados no Gojiberry incluem sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitamina C, caroteno, tiamina, riboflavina, licopeno, zeaxantina polissacáridos, betaína e os peptidoglicanos. (informações via wikipédia).
Ela ajuda a controlar o diabetes, o colesterol, é um poderoso antioxidante e ajuda a ter um coração mais forte, previne o câncer, protege as células do cérebro, é bom para o fígado, para pele, etc.... 
Fica aqui mais uma dica para um estilo de vida mais saudável, sem precisar abrir mão de nada, muito pelo contrário, acrescentando em nosso cardápio alimentos maravilhosos e as vezes desconhecidos para nós. Quanto ao preço, é claro que eles não são tão baratos, porém, a partir do momento em que você muda seus hábitos, você consegue inserir em sua vida, alimentos como estes. O Blueberry por exemplo, eu compro ele congelado já que aqui não é comum encontrarmos com muita freqüência em qualquer lugar e natural. O Gojiberry eu compro ele seco em mercadinhos/restaurantes naturais. Dá pra comprar tranquilo.👍

Kibe de Abóbora com Quinoa


E o almoço de amanhã já está pronto.

A pedida para o fim de semana foi Kibe de forno de abóbora cabotiá com quinoa. Essa sugestão eu peguei do canal 2 Palitos, do youtube, lá tem muitas receitas maravilhosas e saudáveis. Vale a pena conferir!!!!

Então lá vamos nós para a receita: 1 abóbora japonesa/cabotiá, 2 xícaras de quinoa, um punhado pequeno de folhas de hortelã, 1 punhado de cebolinha, 1/2 cebola cortada em pedaços, 1/2 cc de noz moscada ralada, 1cc de cúrcuma, pimenta do reino a gosto, sal rosa ou marinho, azeite extra virgem e uma pitada de canela.

o modo de fazer é super simples: Numa forma, coloca metade da abóbora para assar (foto abaixo) ela fica no forno em torno de 30/40 minutos, enquanto ela está no forno você coloca a quinoa para cozinhar até ficar no ponto (bem molinha). Depois de assada (foto abaixo) retira ela com a colher e coloca numa vasilha e junta a quinoa, o azeite extra virgem e os outros ingredientes misturando tudo e depois coloca numa forma untada com o azeite e leva ao forno por +40 minutos ou até ficar dourada. Ao esfriar, é só servir. Bon appétit.



A quinoa e sua origem e propriedades. Ela é originária dos Andes, um grão muito nutritivo em proteínas e fibras, além de conter baixo teor de gorduras e 0% de gorduras saturadas. Você pode usar a quinoa em tortas, quibes, em saladas e sopas e até mesmo no lugar do arroz. É sempre uma boa pedida.

Vamos falar da abóbora japonesa/cabotiá como é chamada. Ela é ótima porque tem vários benefícios, um deles é: para quem faz dieta low carb pode comer sem susto, pois a cada100g de abóbora cabotiá, vamos ter cerca de 7g de carboidratos líquidos, ou seja, tranqüilidade. 👏👏
Você pode usar ela de todas as formas, pois seu principal nutriente, o betacaroteno (provitamina A), não é perdido em água. Cozida, use óleo de girassol que ajuda na sua absorção. Eu gosto dela assada com ervas finas, aprendi com uma amiga, a nutricionista, Joseni Oliveira, se não gosta de ervas finas, pode colocar orégano, terá o mesmo efeito.
Todo mundo pode comer, inclusive quem é diabético, pois ela tem baixo teor glicêmico.👏👏

Por ser rica em betacaroteno auxilia no desenvolvimento físico e na visão, logo, é indicado inclusive para crianças também.


Mulheres: crua, possui ainda mais fibras. É ideal contra a prisão de ventre.

Homens: O consumo dessa preciosidade ajuda a proteger a próstata. Vamos usar??!!!👏👏

Para quem pratica esportes/atividade física recomenda-se seu consumo logo após o treino, pois é uma forma de recuperar a energia gasta.

Com tantos benefícios assim, não tem desculpa, é só colocar mãos à obra!!!! 👏👏




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Armazenando os Alimentos


Eu sempre soube que os alimentos precisam ficar bem armazenados, como eu não cozinhava nada, não tinha nada, porque não comprava nada, fiquei meio que desesperada para colocar tudo em seu devido lugar. 😱😂 Pois então, fui buscar a melhor opção. É claro que inicialmente a gente só pensa nos custos, não é?!!

Entretanto, pensei: Já que nós estávamos mudando os nossos hábitos alimentares, logo, teria que pensar de forma diferente também em relação ao melhor para nós, no que diz respeito a armazenar os alimentos. 

Sempre primei por ter coisas que durem uma vida toda, 😤😡odeio ter que comprar algo hoje e daqui um ano ou menos, ter que trocar, não compro mesmo. num vô mentir!!!!😂😂 Enfim, fui até a internet, já que ela é uma ferramenta maravilhosa, se soubermos usar, é claro, procurar todos os tipos de potes, suas utilidades, seus benefícios e males também, pois sabemos que tudo nesta vida tem prós e contras. 

Entre os de vidro e os de plástico, qual seria minha opção?😏 - e depois de muito procurar optei por vidros por uma infinidade de vantagens. 

Ressalto que tenho vários potes de plástico, mas a sua utilização é adequada de acordo com a recomendada, ou seja, não coloco mais no microondas para esquentar nada, já fiz isso antes e se tivesse buscado a mais tempo mudar meus hábitos, nunca teria feito, mas enfim....Então lá vamos nós falar da melhor opção de potes:



PLÁSTICO: Apesar de sua praticidade, ser leve e reciclável, alguns plásticos , dependendo de como foi feito e o que foi utilizado de matéria prima, podem trazer diversos riscos nocivos à saúde. Mesmo parecendo "seguro" os plásticos não podem e não devem ser considerados a melhor opção. Muitos deles são fabricados com algumas matérias primas danosas à nossa saúde. Por exemplo: Bisfenol A BPA, ele causa inúmeros problemas sérios, como: O mal Funcionamento da tireóide, Problemas neurológicos, câncer de mama, crescimento da próstata e tantas outras doenças. Sei que muita gente pode dizer que é frescura, mas digo uma coisa: Se eu posso evitar, por que não fazê-lo? - Então estou fazendo.


VIDRO: A embalagem de vidro é a única feita com material puro e mantém intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é armazenado nela. Ele tem todas estas vantagens em relação a outros materiais, além de ser 100% reciclável e poder ser reaproveitado, o que é uma maravilha, por isso, sempre que compro algum produto em vidro, fico doidinha que acabe logo para eu reaproveitar o porte. Adoro!!!!👏👏
1- O vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes, reduzindo impacto no meio ambiente.
2- Por não interagir com o produto, as bebidas e os alimentos colocados em recipientes de vidro podem ser aquecidos e refrigerados sem riscos de contaminação;
3- Alimentos e bebidas acondicionados no vidro necessitam de menos conservantes e estabilizantes;
4- O vidro mantém inalterados o sabor e a qualidade dos alimentos e bebidas ingeridos, preservando também a saúde do consumidor em produtos cosméticos e farmacêuticos;
5- O vidro é o material mais indicado para armazenar os alimentos de bebês e crianças, como papinhas, leite (mamadeiras de vidro) e sucos, pois não libera disruptores endócrinos, tais como bisfenois e ftalatos, extremamente prejudiciais à sua saúde.
Bem, diante desses "poucos" benefícios que